"Já choramos muito, muitos se perderam no caminho. Mesmo assim, não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera... Quando entrar setembro..." (Beto Guedes)

terça-feira, 15 de março de 2011

Deus deixa que Ele seja desalojado - Bonhoeffer

“A vida de Jesus na terra ainda não está consumada. Cristo continua vivendo sua vida na vida de seus seguidores...” [Dietrich Bonhoeffer]

"Nossa relação com Deus não é uma relação “religiosa” com o ser mais elevado, mais poderoso, melhor que se possa imaginar – isto não é transcendência genuína – mas nossa relação com Deus é uma nova vida na “existência para os outros”, na participação no ser de Jesus. O transcendente não são as tarefas infinitas, inatingíveis, mas é o respectivo próximo que está ao alcance. Deus em figura humana! Não como nas religiões orientais, em figuras de animais, como o monstruoso, caótico, distante, terrível; mas tampouco nas figuras conceptuais do absoluto, metafísico, infinito, etc; tampouco na figura grega do homem-Deus, do “ser humano em si”, mas do “ser humano para outros”! Por isso o crucificado".


"Não é de nossa alçada prever o dia – mas esse dia virá – no qual as pessoas serão novamente vocacionadas para expressar a palavra de Deus de tal maneira que o mundo seja transformado e renovado por ela. Será uma nova linguagem, talvez totalmente arreligiosa, mas libertadora e redentora como a linguagem de Jesus..."


"Deus nos dá a conhecer que devemos viver como indivíduos capazes de enfrentar a vida sem ele. O Deus que está conosco é o Deus que nos abandona! (Mc 15.34) O Deus que nos faz viver no mundo sem a hipótese de trabalho Deus, é o Deus perante o qual constantemente nos encontramos. Com e perante Deus vivemos sem Deus. Deus deixa que ele seja desalojado do mundo para a cruz..."



BONHOEFFER, Dietrich. Resistência e submissão: Resistência e submissão: Resistência e submissão: Resistência e submissão: Resistência e submissão: cartas e anotações escritas na prisão. São Leopoldo: Sinodal, 2003

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...