"Já choramos muito, muitos se perderam no caminho. Mesmo assim, não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera... Quando entrar setembro..." (Beto Guedes)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Os 10 melhores conselhos que ouvi na graduação em Psicologia

1. Não existe nada mais prático que uma boa teoria. Se uma teoria não aponta para soluções práticas de problemas, não é uma boa teoria. (Professor Tuto, citando Kurt Lewin em uma aula de Dinâmica de Grupo)

2. No começo de um trabalho, esqueça toda a teoria. Apenas observe, com atenção e curiosidade e faça boas perguntas. (Dita a mim pelo professor de Neurospsicologia Fábio Perin)

3. Comece pela prática. Só procure a teoria a medida que sentir necessidade, e em seguida volte para a prática, agora enriquecido com conceitos. O certo é Prática-Teoria-Prática e não Teoria-Prática, como normalmente fazem. (dita em aula de Psicologia da Aprendizagem pela professora Zanella).

4. Se você tiver uma forte base teórica e habilidades metodológicas, qualquer área de atuação prática será uma área para você. (em aula de Psicologia Organizacional, pelo Prof. José Zanelli).

5. As competência fundamental do psicólogo é a sensibilidade que ele precisa para captar as questões humanas, por mais sutis que elas sejam, e também para gerar empatia para com as pessoas. A sensibilidade é a base sobre a qual se põe conhecimentos teóricos e habilidades práticas. (Em aula de Behaviorismo, pelo Prof. Silvio Botomé).

6. Não se prenda a nomenclaturas. É mais importante entender o conceito, a lógica de como as coisas funcionam. A maioria dos debates é inútil porque as pessoas discutem por confusões geradas por palavras mal empregadas e termos mal explicados. (Em uma palestra sobre Psicologia Jurídica, no CRP-PR).

7. Seja mais que um mero problematizador: a sociedade precisa é de resolvedores-de-problemas. (do meu primeiro chefe, Engenheiro, quando eu era um estagiário na Fundação CERTI).

8. Você receberá em recompensa financeira o proporcional ao valor que você gerar para a sociedade. Portanto, resolva grandes problemas. (De um amigo Cientista da Computação, Mauricio Gerhardt, quando conversamos sobre carreira).

9. Não se limite a estudar Psicologia. Psicólogo sozinho não resolve quase nada. Arrume colegas de outras profissões! (Frase que ouvi no PsicoINFO, na PUC-SP).


10. Você é o seu principal instrumento de trabalho. Cuide-se bem no âmbito pessoal. Faça ao menos 1 ano de terapia, ame e seja amado, tenha hábitos saudáveis, busque a felicidade. (Prof. Marquito, em aula de Psicologia da Personalidade).
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...