"Já choramos muito, muitos se perderam no caminho. Mesmo assim, não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera... Quando entrar setembro..." (Beto Guedes)

sábado, 10 de outubro de 2015

Sua mãe pode ter inveja de você

Frederico Mattos


Um paciente de seus 20 e poucos anos se queixou do excesso de cuidados de sua mãe zelosa.
“Cuidado com a chuva”, “não vá correr no trânsito”, “Não seja tão afoito”, “não faça nada que depois vá se arrepender”.
Sua mãe pode ser competitiva
À primeira vista parece um cuidado carinhoso com o bem estar do filho, mas se olharmos com mais cuidado notaremos uma dose de pessimismo nessas frases de cuidado.
O medo subliminar provoca mais paralisia do que amor. Por trás das frase de cuidado lemos na legenda “vai chover e você vai ficar doente”, “você vai sofrer um acidente porque é descuidado e incompentente, eu não confio em você no volante”, “você só se mete em bobagens e eu não confio na sua capacidade de decisão e escolha!”, “você não pode se arriscar na vida, eu não me arrisco e portanto você também não pode se arriscar, pois vai dar tudo errado”.
Algumas pessoas deixam de tomar atitudes realmente ousadas na vida e, então começam a dar “bons conselhos” para os outros.
Amor é cuidado e lucidez, não medo.
Costuma-se pensar que uma mãe está sempre cheia de boas intenções. Mas o que nos leva a crer que a maternidade confere santidade para uma pessoa? Mães são humanas e como todo ser humano padece dos mesmos conflitos que outra pessoa. A inveja não é menos verdadeira.
Imagine a cena: você é uma mulher que está envelhecendo e surge uma vendedora para atender seu marido, garota mais jovem, bonita, moderna, cheia de pretendentes e ainda consegue tudo o que quer do seu marido. Isso daria raiva de você? Sim? E se essa mesma garota fosse sua filha? O que mudaria?
Eu respondo, mudaria o fato que você não pode admitir que sente raiva da exuberância da filha. O que fazer então para que ninguém perceba? Pareça amorosa e faça recomendações sobre boa postura e modos.
Muitas mães escondem a inveja dos filhos atrás dos cuidados. Isso não é consciente e intencional, mas acontece. Afinal aqueles jovens (ainda que inexperientes) tem coragem de arriscar mais do que seus pais. Isso é invejável.
Se tiver uma mãe assim não a acuse, mas aprenda a se proteger emocionalmente de seus comentários tóxicos. Não se sinta mal se for mãe e notar esse sentimento, pois é absolutamente natural. Apenas reveja sua postura em relação à sua vida, talvez seja hora de admitir sentimentos difíceis.
Talvez fosse honesto assumir para si mesma. “eu não tenho coragem de me arriscar mais na vida, mas não posso tirar o direito do meu filho se arriscar, preciso conter minhas recomendações”.
Lembre-se as mãe não tem bola de cristal.e nem todo o risco resulta em desgraça.
Como seria então uma boa recomendação de mãe?
“O tempo está estranho hoje, será que vai chover?”, “eu fico mais segura quando vejo você se cuidando”, “eu admiro seu jeito de ser independente e tentar novas possibilidades”, “è importante tentar coisas novas, a gente sempre tira um apredizado de tudo!”
O amor com consciência e cuidado!
Mas tenho certeza que se você olhar para o seu autocuidado e viver plenamente com certeza você irá ficar feliz com as ousadias de seus filhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...