Eliane Brum
Em defesa do mal-estar para nos salvar de uma vida morta e
de um planeta hostil.
Chega de viver no modo avião
Não tenho certeza se esse ano vai acabar. Tenho uma
convicção crescente de que os anos não acabam mais. Não há mais aquela zona de
transição e a troca de calendário, assim como de agendas, é só mais uma
convenção que, se é que um dia teve sentido, reencena-se agora apenas como
gesto esvaziado. Menos a celebração de uma vida que se repactua, individual e
coletivamente, mais como farsa. E talvez, pelo menos no Brasil, poderíamos já
afirmar que 2013 começou em junho e não em janeiro, junto com as manifestações,
e continua até hoje. Mas esse é um tema para outra coluna, ainda por ser
escrita. O que me interessa aqui é que nossos rituais de fim e começo giram
cada vez mais em falso, e não apenas porque há muito foram apropriados pelo
mercado. Há algo maior, menos fácil de perceber, mas nem por isso menos
dolorosamente presente. Algo que pressentimos, mas temos dificuldade de nomear.
Algo que nos assusta, ou pelo menos assusta a muitos. E, por nos assustar, em vez de nos despertar, anestesia. Talvez para uma época de
anos que, de tão acelerados, não terminam mais, o mais indicado seja não
resoluções de ano-novo nem manuais sobre ser feliz ou bem sucedido, mas
antiautoajuda.
Quando as pessoas dizem que se sentem mal, que é
cada vez mais difícil levantar da cama pela manhã, que passam o dia com raiva
ou com vontade de chorar, que sofrem com ansiedade e que à noite têm
dificuldade para dormir, não me parece que essas pessoas estão doentes ou
expressam qualquer tipo de anomalia. Ao contrário. Neste mundo, sentir-se mal pode
ser um sinal claro de excelente saúde mental. Quem está feliz e saltitante como
um carneiro de desenho animado é que talvez tenha sérios problemas. É com estes
que deveria soar uma sirene e por estes que os psiquiatras maníacos por
medicação deveriam se mobilizar, disparando não pílulas, mas joelhaços como os
do Analista de Bagé, do tipo “acorda e se liga”. É
preciso se desconectar totalmente da realidade para não ser afetado por esse
mundo que ajudamos a criar e que nos violenta.
Não acho que os felizes e saltitantes sejam mais reais do que o Papai Noel e
todas as suas renas, mas, se existissem, seriam estes os alienados mentais do
nosso tempo.
Olho ao redor e não todos, mas quase, usam algum tipo de medicamento
psíquico. Para dormir, para acordar, para ficar menos ansioso, para chorar
menos, para conseguir trabalhar, para ser “produtivo”. “Para dar conta” é uma
expressão usual. Mas será que temos de dar conta do que não é possível dar
conta? Será que somos obrigados a nos submeter a uma vida que vaza e a uma
lógica que nos coisifica porque nos deixamos coisificar? Será que não dar conta
é justamente o que precisa ser escutado, é nossa porção ainda viva gritando que
algo está muito errado no nosso cotidiano de zumbi? E que é preciso
romper e não se adequar a um tempo cada vez mais acelerado e a uma vida não
humana, pela qual nos arrastamos com nossos olhos
mortos, consumindo pílulas de regulação do humor e engolindo diagnósticos de
patologias cada vez mais mirabolantes? E consumindo e engolindo produtos e
imagens, produtos e imagens, produtos e imagens?
Neste mundo, sentir-se mal é
sinônimo de excelente saúde mental
A resposta não está dada. Se estivesse, não seria
uma resposta, mas um dogma. Mas, se a resposta é uma construção de cada um,
talvez nesse momento seja também uma construção coletiva, na medida em que
parece ser um fenômeno de massa. Ou, para os que medem tudo pela inscrição na
saúde, uma das marcas da nossa época, estaríamos diante de uma pandemia de
mal-estar. Quero aqui defender o mal-estar. Não como se ele fosse um vírus, um
alienígena, um algo que não deveria estar ali, e portanto tornar-se-ia
imperativo silenciá-lo. Defendo o mal-estar – o seu, o meu, o nosso – como
aquilo que desde as cavernas nos mantém vivos e fez do homo sapiens uma espécie
altamente adaptada – ainda que destrutiva e, nos últimos séculos, também
autodestrutiva. É o mal-estar que nos diz que algo está
errado e é preciso se mover. Não como um gesto
fácil, um preceito de autoajuda, mas como uma troca de posição, o que custa,
demora e exige os nossos melhores esforços. Exige
que, pela manhã, a gente não apenas acorde, mas desperte.
Anos atrás eu escreveria, como escrevi algumas
vezes, que o mal-estar desta época, que me parece diferente do mal-estar de
outras épocas históricas, se dá por várias razões relacionadas à modernidade e
a suas criações concretas e simbólicas. Se
dá inclusive por suas ilusões de potência e fantasias de superação de limites.
Mas em especial pela nossa redução de pessoas a consumidores, pela subjugação
de nossos corpos – e almas – ao mercado e pela danação de viver num tempo
acelerado.
Sobre essa particularidade, a psicanalista Maria
Rita Kehl escreveu um livro muito interessante, chamado O Tempo e o Cão (Boitempo), em que reflete de forma original sobre
o que as depressões expressam sobre o nosso mundo também como sintoma social.
Logo no início, ela conta a experiência pessoal de atropelar um cachorro na
estrada – e a experiência aqui não é uma escolha aleatória de palavra. Kehl viu
o cachorro, mas a velocidade em que estava a impedia de parar ou desviar
completamente dele. Conseguiu apenas não matá-lo. Logo, o animal, cambaleando
rumo ao acostamento, ficou para trás no espelho retrovisor. É isso o que
acontece com as nossas experiências na velocidade ditada por essa época em que
o tempo foi rebaixado a dinheiro – uma brutalidade que permitimos, reproduzimos
e com a qual compactuamos sem perceber o quanto de morte há nessa conversão.
nos mantém
vivos desde as cavernas
Sobre a aceleração, diz a psicanalista: “Mal nos
damos conta dela, a banal velocidade da vida, até que algum mau encontro venha
revelar a sua face mortífera. Mortífera não apenas contra a vida do corpo, em
casos extremos, mas também contra a delicadeza inegociável da vida psíquica.
(...) Seu esquecimento (do cão) se somaria ao apagamento de milhares de outras
percepções instantâneas às quais nos limitamos a reagir rapidamente para em
seguida, com igual rapidez, esquecê-las. (...) Do mau encontro, que poderia ter
acabado com a vida daquele cão, resultou uma ligeira mancha escura no meu
para-choque. (...) O acidente da estrada me fez refletir a respeito da relação
entre as depressões e a experiência do tempo, que na contemporaneidade
praticamente se resume à experiência da velocidade”. O que acontece com as
manchas escuras, com o sangue deixado para trás, dentro e fora de nós? Não são
elas que nos assombram nas noites em que ofegamos antes de engolir um
comprimido? Como viver humanamente num tempo não
humano? E como aceitamos ser submetidos à bestialidade de uma vida não viva?
Hoje me parece que algo novo se impõe, intimamente
relacionado a tudo isso, mas que empresta uma concretude esmagadora e um
sentido de urgência exponencial a todas as questões da existência. E, apenas
nesse sentido, algo fascinante. A mudança climática, um fato ainda muito mais
explícito na mente de cientistas e ambientalistas do que da sociedade em geral
é esse algo. A evidência de que aquele que possivelmente seja o maior desafio
de toda a história humana ainda não tenha se tornado a preocupação maior do que
se chama de “cidadão comum” é não uma mostra de sua insignificância na vida
cotidiana, mas uma prova de sua enormidade na vida cotidiana. É tão grande que
nos tornamos cegos e surdos.
Em uma entrevista recente, aqui publicada como “Diálogos sobre o
fim do mundo”, o antropólogo Eduardo Viveiros de
Castro evoca o pensador alemão Günther Anders (1902-1992) para explicar essa
alienação. Anders afirmava que a arma nuclear era uma prova de que algo tinha
acontecido com a humanidade no momento em que se mostrou incapaz de imaginar os
efeitos daquilo que se tornou capaz de fazer. Reproduzo aqui esse trecho da
entrevista: “É uma situação antiutópica. O que é um utopista? Um utopista é uma
pessoa que consegue imaginar um mundo melhor, mas não consegue fazer, não
conhece os meios nem sabe como. E nós estamos virando o contrário. Nós somos
capazes tecnicamente de fazer coisas que não somos nem capazes de imaginar. A
gente sabe fazer a bomba atômica, mas não sabe pensar a bomba atômica. O
Günther Anders usa uma imagem interessante, a de que existe essa ideia em
biologia da percepção de fenômenos subliminares, abaixo da linha de percepção.
Tem aquela coisa que é tão baixinha, que você ouve mas não sabe que ouviu; você
vê, mas não sabe que viu; como pequenas distinções de cores. São fenômenos
literalmente subliminares, abaixo do limite da sua percepção. Nós, segundo ele,
estamos criando uma outra coisa agora que não existia, o supraliminar. Ou seja,
é tão grande, que você não consegue ver nem imaginar. A crise climática é uma
dessas coisas. Como é que você vai imaginar um troço que depende de milhares de
parâmetros, que é um transatlântico que está andando e tem uma massa inercial
gigantesca? As pessoas ficam paralisadas, dá uma espécie de paralisia
cognitiva”.
O fato de se alienar – ou, como fazem alguns,
chamar aqueles que apontam para o óbvio de “ecochatos”, a piada ruim e agora
também velha – nem impede a corrosão acelerada do planeta nem a corrosão
acelerada da vida cotidiana e interna de cada um. O que quero dizer é que, como todos os nossos gritos existenciais, o
fato de negá-los não impede que façam estragos dentro de nós. Acredito que o mal-estar atual – talvez um novo
mal-estar da civilização – é hoje visceralmente ligado ao que acontece com o
planeta. E que nenhuma investigação da alma humana desse momento histórico, em
qualquer campo do conhecimento, possa prescindir de analisar o impacto da
mudança climática em curso.
De certo modo, na acepção popular do termo “clima”,
referindo-se ao estado de espírito de um grupo ou pessoa, há também uma
“mudança climática”. Mesmo que a maioria não consiga nomear o mal-estar,
desconfio que a fera sem nome abra seus olhos dentro de nós nas noites escuras,
como o restante dos pesadelos que só temos quando acordados. Há esse bicho que ainda nos habita que pressente, mesmo que tenha medo
de sentir no nível mais consciente e siga empurrando o que o apavora para
dentro, num esforço quase comovente por ignorância e anestesia. E a maior
prova, de novo, é a enormidade da negação, inclusive pelo doping por drogas
compradas em farmácias e “autorizadas” pelo médico, a grande autoridade desse
curioso momento em que o que é doença está invertido.
ligado à
mudança climática
São Paulo é, no Brasil, a vitrine mais
impressionante dessa monumental alienação. A maior cidade do país vem se tornando
há anos, décadas, um cenário de distopia em que as pessoas evoluem lentamente
entre carros e poluição, encurraladas e cada vez mais violentas nos mínimos
atos do dia a dia. No último ano, a seca e a crise da água acentuaram e
aceleraram a corrosão da vida, mas nem por isso a mudança climática e todas as
questões socioambientais relacionadas a ela tiveram qualquer impacto ou a
mínima relevância na eleição estadual e principalmente na eleição presidencial.
Nada. A maioria, incluindo os governantes, sequer parece perceber que a
catástrofe paulista, que atinge a capital e várias cidades do interior, é
ligada também à devastação da Amazônia. O
tal “mundo como o conhecemos” ruindo e os zumbis evolucionando por ruas
incompatíveis com a vida sem qualquer espanto. Nem
por isso, ouso acreditar, deixam sequer por um momento de ser roídos por dentro
pela exterioridade de sua condição. A vida ainda resiste dentro de nós, mesmo
na Zumbilândia. E é o mal-estar que acusa o que resta de humano em nossos
corpos.
É de um cientista, Antonio Nobre, um texto
fundamental. Ler “O futuro climático da Amazônia” não
é uma opção. Faça um favor a si mesmo e reserve uma hora ou duas do seu dia, o
tempo de um filme, entre na internet e leia as 40 páginas escritas numa
linguagem acessível, que faz pontes com vários campos do conhecimento. Há
trechos de grande beleza sobre a maior floresta tropical do planeta, território
concreto e simbólico sobre o qual o senso comum, no Brasil alimentado pela
propaganda da ditadura civil-militar, construiu uma ideia de exploração e de
nacionalismos que só vigora até hoje por total desconhecimento. É também por
ignorância nossa que o atual governo, reeleito para mais um mandato, comanda na
Amazônia seu projeto megalômano de grandes hidrelétricas com escassa
resistência. E causa, agora, neste momento, um desastre ambiental de proporções
não mensuradas em vários rios amazônicos e o etnocídio dos povos indígenas da
bacia do Xingu.
de anos a meteoros e glaciações,
mas em menos de 50
anos
está ameaçada por ação humana
Antonio Nobre mostra como uma floresta com um papel
– insubstituível – na regulação do clima do Brasil e do planeta teve, nos
últimos 40 anos, 762.979 quilômetros quadrados desmatados: o equivalente a três
estados de São Paulo ou duas Alemanhas. Ou o equivalente a mais de 12 mil
campos de futebol desmatados por dia, mais de 500 por hora, quase nove por
minuto. Somando-se a área de desmatamento corte raso com a área degradada,
alcançamos a estimativa aterradora de que, até 2013, 47% da floresta amazônica
pode ter sido impactada diretamente por atividade humana desestabilizadora do
clima. “A floresta sobreviveu por mais de 50
milhões de anos a vulcanismos, glaciações, meteoros, deriva do continente”, escreve Nobre. “Mas em menos de 50 anos está
ameaçada pela ação de humanos.” A Amazônia dá forma ao momento da História em
que a humanidade deixa de temer a catástrofe para se tornar a catástrofe.
Como é possível que isso aconteça bem aqui, agora,
e tão poucos se importem? Se não despertarmos do nosso torpor assustado, nossos
filhos e netos poderão viver e morrer não com a Amazônia transformada em
savana, mas sim em deserto, com gigantesco impacto sobre o clima do planeta e a
vida de todas as espécies. Para se ter uma ideia
da magnitude do que estamos fazendo, por ação ou por omissão, por alienação,
anestesia ou automatismo, alguns dados. Uma árvore grande transpira mais de mil
litros de água por dia. A cada 24 horas a floresta amazônica lança na
atmosfera, pela transpiração, 20 bilhões de toneladas de água – ou 20 trilhões
de litros de água. Para se ter uma ideia comparativa, o rio Amazonas lança
menos que isso – cerca de 17 bilhões de toneladas de água por dia– no oceano
Atlântico. Não é preciso ser um cientista para imaginar o que acontecerá com o
planeta sem a floresta.
Nobre defende que já não basta zerar o
desmatamento. Alcançamos um nível de destruição em que é preciso regenerar a
Amazônia. A floresta não é o “pulmão do mundo”, ela é muito mais do que isso: é
o seu coração. Não como uma frase ultrapassada e clichê, mas como um fato
científico. É o mundo e não só o Brasil que precisa se engajar nessa luta: o
cientista defende que, se não quisermos alcançar o ponto de não retorno,
deveríamos empreender – já, agora – um
esforço de guerra: começando por uma guerra contra a ignorância. Fazer uma campanha tão forte e eficaz como aquela
contra o tabaco. Isso, claro, se quisermos continuar a
viver.
é preciso deixar de viver no modo avião
Nessa época de tanta conexão, em que a maioria passa quase todo o tempo
de vigília conectado na internet, há essa desconexão mortífera com a realidade
do planeta – e de si. Como cidadão, a maioria no máximo
recicla o seu lixo, achando que está fazendo um enorme esforço, mas não se
informa nem participa dos debates e das decisões sobre as questões do clima, da
Amazônia e do meio ambiente. Neste e em vários sentidos, é como existir no
“modo avião” do celular. Um estar pela metade, o suficiente apenas para cumprir
o mínimo e não se desligar por completo. Um contato sem contato, um toque que
não toca nem se deixa tocar. Um viver sem vida.
É preciso sentir o mal-estar. Sentir mesmo – e não silenciá-lo das mais
variadas maneiras, inclusive com medicação. Ou, como diz a pensadora americana
Donna Haraway: “É preciso viver com terror e alegria”.
Só o mal-estar pode nos salvar.
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