"Já choramos muito, muitos se perderam no caminho. Mesmo assim, não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera... Quando entrar setembro..." (Beto Guedes)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Amor na era dos cactus


Minha filha (de 12 anos) me disse outro dia: "Tenho tanto amor no coração, tanto amor para dar e... não tem para quem dar." Quem não conhece esta situação? Não estamos falando aqui do amor romântico entre amantes, mas do amor como sentimento geral. Amor pelas pessoas, pelos animais, pelas coisas, pela vida. Amor como condição do ser, como alegria compartilhável de estar e de viver.
Acredito que nascemos assim, com muito amor, apesar dos outros elementos que carregamos conosco (de vidas passadas ou do inconsciente coletivo). Infelizmente, aquela alegria inicial esbarra em diversos obstáculos, um deles sendo, muitas vezes, a própria família de origem.É por isso que esta instituição merece ser dessacralizada e desmitologizada sem piedade, para que possamos nos libertar do ruim que ela traz e trabalhar no bom que ela pode fazer. Por amor ao amor deve-se ter a coragem de rasgar véus e estourar balões de ilusão.
Após anos de vida desvirtuada, de eventos difíceis, de ignorância (no sentido universal de não saber "o que diabo está acontecendo"), eis que aquele ser tão cheio de amor para dar se tranformou num cactus. Abraçá-lo leva ao sofrimento inevitável e não abraçá-lo leva frequentemente à culpa. O que fazer?
Após superar o sentimento de culpa e de pena, a dor pelo amor engolido a seco, depois de finalmente compreender a situação, percebe-se que com cactus só há uma maneira de agir: manter as distâncias. Observando com atenção, notamos que alguns possuem espinhos muito compridos, outros curtos, daí o espaço que devemos colocar entre nós e eles. Há também exemplares cujos espinhos são finos e pequenos, praticamente invisíveis. Com estes é preciso cautela redobrada porque quando menos se espera estamos cheios de agulhinhas transparentes enfiadas nos braços (que demora um tempão para arrancarmos!).
Há também situações-cactus, não só pessoas-cactus. A família é um dos melhores exemplos de situação-cactus. A pessoa consciente e bem intencionada que não quer se enrolar nas teias familiares mas também não quer deixar de estar presente, até só para lembrar aos outros que há diferentes modos de ser, esta pessoa deverá saber manter a distância e também ser muito flexível pois com frequência estará pisando em terreno minado. Não há garantias de sucesso, tudo é a risco e perigo de quem ousar.
Aprendendo a manejar cactus, encontramos os pontos por onde podem ser abordados. Como com as pessoas, às vezes, há somente estreitos espaços de contato. Se somos do tipo que gostaria de "correr pelos campos junto aos amigos debaixo do sol luminoso", podemos ficar desapontados se, ao invés disso, tudo o que conseguimos são uns poucos passinhos raquíticos. Se para nós são totalmente sem graça, para a outra pessoa podem ser maravilhosos. É o que ela pode fazer. É até onde ela pode chegar.
E esta é a questão. Amar é uma dimensão que tem o tamanho da personalidade e da consciência de cada um. Se carrego um saco cheio de amor sou rica, mas isso não significa que poderei desepejar meu amor no bolsinho da outra pessoa, pois esta não vai se sentir amada. O amor apreciado e abençoado deve ter o tamanho certo do que o outro pode receber. Os "cheios de amor" podem passar pela triste experiência de ter que se "mutilar", calar e recolher, no ápice da vontade de amar. Amor só funciona se for recíproco e de mão dupla. Fora isso ou é dependência ou é neuróse.
Quanto maior o sofrimento interno menor a capacidade de amar. É por isso que, quando observarmos por aí e notamos pouca abertura ao amor como dimensão de abordagem à vida, podemos concluir que há muito sofrimento psicológico.
São sempre mais as pessoas às quais silêncio e ausência é tudo o que podemos oferecer, pois já esgotamos todos os recursos e é preciso preservar nosso instinto de auto-conservação. Há indivíduos que sequer podem ser abordados, porque além dos longos espinhos vivem como numa contínua ventania que torna impossível chegar-lhes perto.
O viajante solitário "cheio de amor para dar" deveria sempre carregar consigo: consciente vigilância, coragem para se distanciar quando for preciso, e a chama viva do amor. Como diz minha filha, "I'm just here for the love" (Estou aqui somente para o amor). O resto, deixe-o cair.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...